terça-feira, 2 de abril de 2013

POLISSEMIA E HOMONÍMIA


LÍNGUA PORTUGUESA I
Drª Elza Maria Tavares Silva

POLISSEMIA E HOMONÍMIA

a)      Polissemia = é a propriedade da palavra de apresentar significados distintos que só podem ser explicados dentro de um contexto.

Ex.: O lavrador quebrou o cabo da enxada.
       O navio contornou o cabo da Boa Esperança.
       Aquele soldado será promovido a cabo.

b)      Esfera semântica: hiperonímia e hiponímia = na construção de um texto, é muito importante o emprego de palavras que mantenham uma relação de significado entre si. Tal relação recebe o nome de hiperonímia e hiponímia.

Ex.:  Fui à feira e comprei maçãs, morangos, mangas e outra frutas.
 



                
                                                     Hipônimos                       Hiperônimo
            (todas elas se incluem no universo das frutas)        (sentido abrangente)


c)      Homônimos = são palavras que possuem igualdade fonética ou gráfica entre vocábulos de significação diferente
      podem ser homógrafos e homófonos

    -  homógrafos = são palavras iguais na escrita e diferentes na pronúncia e no significado.
   
     Ex.: almoço (subst.)                                 almoço (verbo)
            rego (subst.)                                      rego (verbo)
      sede (subst. - vontade de beber)       sede (subst. – localidade)

- homófonos = são palavras iguais na pronúncia e diferentes na escrita e no significado.

Ex.: acender (atear fogo)                       ascender (subir)
       bucho ( estômago de animais)        buxo (arbusto)
       laço (nó)                                         lasso (andar)


d) Paronímia = São palavras de sentido diverso (significados diferentes), mas que se aproximam pela forma gráfica ou mesmo pelo som.




Alguns parônimos relacionados com a área jurídica

Absolver (inocentar, perdoar)
Aprender ( instruir-se)
Comprimento (extensão)
Deferir ( conceder)
Degredado(desterrado, exilado)
Delatar ( denunciar)
Descriminar ( isentar de crime)
Destratar ( ofender)
Despercebido ( que não foi percebido)
Elidir (suprimir)
Emenda ( correção)
Eminente ( ilustre, elevado)
Emitir ( mandar para fora)
Flagrante ( evidente)
Incontinenti ( sem demora)

Indefeso ( sem defesa, fraco)
Infligir ( aplicar pena)
Intimorato ( destemido, valente)
Lide ( demanda)
Mandato (procuração)

Prescrever ( ordenar)
Ratificar ( confirmar)
Sortir ( prover)
Tráfico (comércio ilegal)
Vultoso ( volumoso)
Absorver (assimilar, consumir)
Apreender ( assimilar)
Cumprimento ( saudação)
Diferir ( diferenciar, adiar)
Degradado(estragado,rebaixado)
Dilatar ( ampliar)
Discriminar ( diferenciar)
Distratar ( romper o trato)
Desapercebido ( despreparado)

Ilidir ( refutar, anular)
Ementa (resumo)
Iminente ( prestes a acontecer)
Imitir ( investir em)
Fragrante ( perfumado)
Incontinente ( falta de moderação)
Indefesso ( incansável)
Infringir ( desobedecer)
Intemerato ( íntegro, puro)
Lida ( trabalho)
Mandado ( ordem judicial, determinação)
Proscreve ( banir)
Retificar (corrigir)
Surtir ( resultar)
Tráfego ( trânsito)
Vultuoso ( inchado)



Exercícios de fixação


1)      Faça a associação, indicando os vários significados em que se empregou a palavra fino:

a) apurado, esmerado
(   ) Ele mora num apartamento bastante fino.
b) afiado
(   ) Aquele senhor é muito fino; trata bem as pessoas.
c) educado, amável
(   ) O aroma fino das flores embriaga-me.
d) elegante, seleto
(   ) Aquela jóia tem um acabamento fino.
e) suave, aprazível
(   ) Usava uma agulha fina para fazer o bordado.
f) delgado
(   ) A lâmina fina cortou-lhe a pele.





2)      Complete as lacunas com a forma correta:

a)      Devemos condenar veementemente a _______________________ racial e religiosa. (descriminação, discriminação)
b)      Temos de agir com cautela e muita ___________________. (descrição, discrição)
c)      Conversei com o Senhor Ministro por ocasião de sua __________________ em Porto Alegre. (estadia, estada)
d)     Não se preocupem, pois já estou _________________ de tudo. (a par, ao par)
e)      Consegui este emprego sem a _______________________ de ninguém. (interseção, intercessão)
f)       _____________as rubricas em que há saldo disponível. (Descrimine, Discrimine)
g)      Estou fazendo a prova sozinho, ________________ de mostrar o que realmente sei. (a fim, afim)
h)      No verão, os mosquitos ________________ as zonas alagadiças. (enfestam, infestam)
i)        Nossas opiniões _________________ em dois pontos fundamentais. (diferem, deferem)
j)        Muitos acham que está ________________ um novo conflito mundial. (eminente, iminente)
k)      O juiz ________________________ o réu. (absolveu, absorveu)
l)        Todas as palavras proparoxítonas devem receber _______________________. (acento, assento)
m)    Pelo último _____________________ somos mais de 130 milhões. (censo, senso)
n)      A costureira _________________ as roupas, enquanto a cozinheira _______________ os alimentos. (cozia, cosia)
o)      A empregada guardou os mantimentos na ________________________. (despensa, dispensa)
p)      Como a resposta estava errada, o professor resolveu _______________________. (ratificá-la, retificá-la)
q)      O feminino de ______________________ é dama. (cavaleiro, cavalheiro)
r)       O ____________________ do deputado foi ________________. (mandado, mandato) (caçado, cassado)
s)       Roni foi multado porque __________________ as leis de trânsito. (infligiu, infringiu)
t)       A costureira enganou-se no ______________________ do vestido. (comprimento, cumprimento)
u)      Sua opinião sobre o filme _____________________ muito da minha. (deferiu, diferiu)

3)      Classifique os pares de palavras da seguinte maneira:
(1) homógrafas heterofônicas      (2) homófonas heterográficas      (3) homófonas homográficas

(   ) cela (subst.) – sela (verbo)
(   ) morro (verbo) – morro (subst.)
(   ) verão (verbo) – verão (subst.)
(   ) conserto (verbo) – conserto (subst.)
(   ) censo ( subst.) – senso (subst.)
(   ) cedo (verbo) – cedo (adv.)
(   ) jogo ( verbo) – jogo (subst.)
(   ) cerrar ( verbo) – serrar ( verbo)
(   ) providencia (verbo) – providência (subst.)

4)      Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das frases:

-          Ontem houve uma violenta ________________ de caminhões.
-          O ladrão foi apanhado em ____________________________.
-          O artigo ______________ na Revista Científica foi premiado.
-          Ponto é a ____________________ de duas linhas.

a)      coalizão – flagrante – inserto – intercessão
b)      colisão – flagrante – inserto – intersecão
c)      coalizão – flagante – inserto – intersessão
d)     colisão – fragante – incerto – interceção


5)      Indique a palavra que completa adequadamente as seguintes frases:

a)      Ele não reagiu à provocação porque tem bom _____________________ (censo, senso).
b)      Nas __________________ do presídio a tensão era enorme. (celas, selas)
c)      No ________________ bancário não apareceu o número do __________________ que você emitiu. (extrato, estrato – cheque, xeque)
d)     Os dados do último ________________ demográfico já estão ultrapassados. (censo, senso)
e)      Eram ___________________ os sinais de que o gerente estava na ___________________ de ser demitido. (flagrantes, fragrantes – eminência, iminência)
f)       O diretor pediu a opinião dos ____________________ (acessores, assessores)


6)      Reescreva as frases seguintes, substituindo as palavras  ou expressões destacadas por um dos parônimos colocados entre parênteses:

a)      O guerreiro valente não teme os perigos. (intimorato – intemerato)
      _________________________________________________________________
b)      Aquele fato finalmente confirmou a minha suspeição. (ratificou – retificou)
      _________________________________________________________________
c)      Pulamos no lago e afundamos todos ao mesmo tempo. (emergimos- imergimos)
_________________________________________________________________
d)     O sertanejo aparelhou seu cavalo e galopou pelos campos. (arriou – arreou)
_________________________________________________________________
e)      Alguns oradores prolongam, excessivamente, o seu discurso. ( dilatam – delatam)
_________________________________________________________________
f)       Os ciganos deixam um país constantemente. ( imigram – emigram)
_________________________________________________________________
g)      Devido a dor de dentes, o garoto ficou com a face inchada. (vultosa – vultuosa)
_________________________________________________________________
h)      Todos aplaudiram o excelente orador. (eminente – iminente)
_________________________________________________________________
i)        O patrão insultou cruelmente a jovem funcionária. (distratou – destratou)
_________________________________________________________________
j)        A criança assimila rapidamente os ensinamentos dos pais. (absorve – absolve)
_________________________________________________________________
k)      Devido ao mau tempo, resolveram adiar a viagem programada. (diferir – deferir)
_________________________________________________________________
l)        Aquele político teve os seus direitos suspensos. (caçados – cassados)
_________________________________________________________________
Para completar o assunto , faça os seguintes exercícios:

7)      Explique a significação das palavras grifadas nas seguintes frases:

- “Se você não consertar o fogão, além de não poder cozer as batatas, há o perigo   iminente de uma explosão”

consertar = ___________________________________________________________
cozer = ______________________________________________________________
iminente = ___________________________________________________________

- O técnico parecia estar a par da desclassificação do time, pois os jogadores demonstraram usar métodos insipientes na consecução dos preparativos finais para a partida decisiva”.

a par = ______________________________________________________________
insipientes = _________________________________________________________
consecução = _________________________________________________________


8)      Explique a diferença de sentido entre:

a) Ele invocou o argumento precedente.   
b) Ele invocou o argumento procedente.

procedente = _________________________________________________________
Precedente = _________________________________________________________


9)      Preencha os espaços com sessão, seção secção ou cessão:

“Durante a ___________________ parlamentar, uma _________________ do partido do Governo manifestou-se contrária à _____________________ de terras a participantes do MST.


10) Explique o significado da palavra “TEMPO” (do latim tempus) nas frases que seguem:

a)  Numa determinada época da vida, o tempo passa muito depressa.

______________________________________________________________________

b)  No primeiro tempo, o árbitro não deu desconto algum.

______________________________________________________________________

c) Conjugue  verbo ser no tempo correto.

______________________________________________________________________

d) O tempo hoje está incerto.

______________________________________________________________________

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